O Sistema de Stanislávski, criado para o estudo da atuação, é composto por uma série de elementos. E, entre esses elementos, tem-se o conceito de Supertarefa, uma importante ferramenta criativa.
A cada novo semestre, o Macu elege um desses elementos para ser evidenciado. O que visa colocar todos e todas, professores, professoras, coordenação e direção, em movimento de pesquisa.
Dessa forma, lança-se luz a um determinado conceito, objetivando aprofundar o seu entendimento. Para tanto, são realizadas investigações teóricas, como leituras e debates, bem como práticas, que acontecem por meio de dinâmicas e improvisações.
Stanislávski conta que, certa vez, durante uma turnê em São Petersburgo, um dos ensaios não foi lá muito satisfatório. E ele, ao sair do Teatro Mikháilovski com esse sentimento, se deparou com centenas de pessoas ocupando a praça em frente.
Fazia muito frio, chegando a nevar. Mas ainda assim, as pessoas haviam levado bancos e se acomodavam como conseguiam. Logo Stanislávski percebeu que o motivo daquela aglomeração era a compra de ingressos para assistir à sua peça.
As pessoas na fila e as fogueiras para amenizar a baixa temperatura chamaram a atenção de Stanislávski. E ele então pensou na sua responsabilidade para com toda aquela gente. Ou seja, o que deveria ele, enquanto artista, proporcionar à plateia, que recompensasse todo aquele esforço?
Essa experiência de Stanisláviski o levou incialmente a desenvolver o conceito de Super-Supertarefa. E, de acordo com o princípio ético de seu teatro, cada ator ou atriz deve ter a sua própria Super-Supetarefa.
Quem já não ouviu uma de suas mais conhecidas frases: “Ame a arte em você, não você na arte”? Essa citação põe em evidência a contribuição de um ator ou de uma atriz para o fazer teatral. E, nesse sentido, procura eliminar uma atuação egóica, com vistas a pura satisfação do artista.
Desse modo, Stanislávski declara que todo artista deve definir, antes de mais nada, sua missão para com a arte. E cita como exemplo alguém que entenda que sua missão seja proporcionar alegria às pessoas. Qual então não seria o prazer desse artista cada vez que conseguisse alegrar sua plateia?
Para Stanislávski, a Super-Supertarefa do artista enriquece a Supertarefa de uma peça ou de um papel. E isso porque, toda e qualquer realização do ator ou da atriz deve se adaptar à sua Super-Supertarefa.
Assim, a Supertarefa seria o sentido mais profundo de uma peça, que deve ser encontrado nas intenções primeiras do dramaturgo. Cada texto pode ter mais de uma Supertarefa, cabendo ao artista identificá-las e selecionar uma para atuar em prol dela.
Stanislávski ainda enfatiza que a Supertarefa deve ser o objetivo principal da criação. Pois é ela que desperta no ator ou na atriz a inspiração criativa. Portanto, a força da Supertarefa teria o poder de estimular o interesse do artista e mobilizar sua força de criação.
Nesse sentido, a Supertarefa cumpre um papel muito importante nos processos artístico-pedagógicos desenvolvidos no Macu. Por isso, neste semestre, a escola propõe evidenciá-la, a fim de que estudantes, professores e professoras tenham a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos teórico-práticos sobre o assunto.
Caso tenha gostado de saber sobre esse tão importante elemento do Sistema Stanislávski e queira aprender mais, não deixe de acompanhar nossas postagens. Em breve, falaremos também sobre as ações realizadas pela equipe Macu na relação de pesquisa com a Supertarefa! Então, até breve!