Em artigo anteriormente publicado, falamos um pouco sobre a Supertarefa dentro do Sistema de Stanislávski. E, para tanto, utilizamos as ideias do próprio mestre russo para explicar o conceito desse elemento.
A fim de complementar essa abordagem, iremos agora relatar o como tem se dado as pesquisas em torno da Supertarefa no Macu. Mas antes, é importante também mencionar que a cada novo semestre, é designado um tema para orientar pedagógica e artisticamente os processos criativos.
Pois, a partir desse tema, um elemento do Sistema de Stanislávski a ele relacionado passa a ser investigado. E todos os componentes da equipe Macu dedicam-se a seu estudo, para melhor compreendê-lo e, posteriormente trabalhá-lo em sala de aula.
Sendo assim, o tema do 1º semestre de 2025 é Encantamento pela Vida: Poéticas para o Desenvolvimento Artístico, Social e Humano. E a Supertarefa se apresenta como conceito-chave para a sua exploração.
Desse modo, a Semana de Planejamento Macu, realizada no final de janeiro, já começou propondo uma dinâmica relacionando Supertarefa e Encantamento. O que envolveu uma visita ao Horto Florestal, parque estadual localizado no bairro da Cantareira, em São Paulo.
Com o intuito de aguçar o olhar para os encantos da vida, foi proposta uma subida à Pedra Grande, uma das principais atrações do parque. A natureza e a visão vertical da cidade foram os impulsionadores dessa experiência.
Ao longo do trajeto até Pedra Grande, a equipe Macu foi convidada a registrar, por meio de fotos, os arrebatamentos mirados. E, ao final, todos e todas puderam organizar seus registros fotográficos: revisitar, selecionar etc.
Divididos em grupos, cada um se utilizou do seu material imagético para a proposição de uma Linha de Ação – outro elemento do Sistema de Stanislávski, sobre o qual voltaremos a falar em nossos próximos artigos. E, decorrente dessa proposição, os grupos também estabeleceram uma Supertarefa ela condicionada.
Cada grupo pôde então apresentar sua criação para o coletivo Macu. O que, por si só, já se configurou como uma partilha dos encantamentos de uma vivência comum a todos e todas. E isso sem contar o fato de que os painéis criados provocavam outros e novos encantos visuais.
Após as apresentações, uma longa e animada conversa colocou em evidência os conceitos mobilizados. E um dos principais tópicos debatidos foi sobre a responsabilidade de definição da Supertarefa.
Dentro do Sistema de Stanislávski, a Supertarefa se configura um dos elementos fundamentais para se despertar a inspiração criativa. E, no contexto do Macu, ela se apresenta como uma das mais potentes ferramentas pedagógicas.
Porém, ela deve ser estabelecida pelo(a) diretor(a)-pedagogo(a) ou pelos atores e atrizes em formação? Na medida em que ela implica um trabalho bastante racional, para a equipe Macu, a Supertarefa é atribuída pelo diretor(a)-pedagogo(a).
E isso porque a Supertarefa está relacionada à atitude do(a) diretor(a)-pedagogo(a) diante da análise da obra, para a concretização do espetáculo. Enquanto os artistas devem se sentir livres para experimentar suas vivências.
Muitos outros foram os desdobramentos dessa conversa. Mas acreditamos que o exposto acima revele o como a equipe Macu, a exemplo de Stanislávski, entende a sua responsabilidade docente. E, ao mesmo tempo, o como procura encorajar a criação de seus estudantes.
Se achou o conteúdo deste artigo interessante e quer saber mais sobre ações realizadas pelo Macu, não deixe de acompanhar nossos artigos. Em breve, falaremos também sobre outros elementos do Sistema de Stanislávski em evidência neste semestre. Até lá!