O Café Teatral do mês de setembro recebeu o coletivo de pesquisadores ligado ao Centro de Pesquisa em Experimentação Cênica do Ator – CEPECA. O tema da apresentação e do posterior debate girou em torno do título que teve o encontro: A Pesquisa Artística Individual Construindo um Coletivo.

Mas, além dos próprios convidados, outro fato marcou essa edição do bate-papo, que completa treze anos de história no Macu: a volta ao presencial. Devido à pandemia causada pela COVID-19, os encontros extracurriculares do Café Teatral, realizados sempre uma vez por mês, se mantiveram no formato online até o ano passado.

Café teatral: O retorno ao presencial

Ainda preservando certos protocolos sanitários, estamos buscando retomar algumas de nossas ações presenciais. Logo, o Café Teatral de setembro contou com a participação física de muitos estudantes, professores, ex-alunos e alunas acostumados a acompanhar a programação da escola.

A possibilidade desse retorno animou não só os convidados, como intensificou as trocas entre os presentes. Afinal, todos e todas estavam com saudades do olho no olho, das conversas geradas pelos debates e estendidas nos bares e cafés da região.  E isso sem falar dos diferentes tipos de chás peculiares ao Café Teatral.

O CEPECA

O novo tema de investigação do Macu – Imperativo Ético: Fundir-se num Coletivo – evidencia a necessidade de nos reconhecermos como seres sociais, pertencentes a uma coletividade. E, como é de costume, tem gerado pesquisas que provocam e potencializam a forma de trabalharmos em sala de aula e nos relacionarmos no e com o mundo.

Consequentemente, enquanto espaço de complementação da formação de nosso corpo discente, o Café Teatral procura fomentar tais investigações. E foi nesse sentido que se estabeleceu a participação do CEPECA, tendo em vista seu principal objetivo ser reunir professores e pós-graduandos.

Um dos centros de pesquisa da Universidade de São Paulo – USP, o CEPECA se configura como em grupo de estudos práticos sobre interpretação teatral. Assim, as pesquisas de seus membros levam em conta as necessidades de atores e atrizes, bem como da criação cênica atoral.

Individualidades construindo um coletivo

No entanto, o grande desafio do CEPECA é manter a regularidade dos encontros e a assiduidade de seus pesquisadores. E isso porque, a cada semana, os trabalhos individuais são apresentados e discutidos por todas e todos os presentes. Dessa forma, o CEPECA propõe que cada projeto de pesquisa seja desenvolvido por meio da contribuição coletiva.

No CEPECA, portanto, o processo de formação continuada é favorecido pela ampliação das referências e dos conhecimentos de seus integrantes.  Ao mesmo tempo, cada pesquisador tem a oportunidade de partilhar seus estudos, descobertas e dúvidas, superando ou pelo menos amenizando certo isolamento característico ao universo acadêmico.

O grupo é coordenado pelo professor doutor Eduardo Tessari Coutinho e tem alguns professores do Macu como membros. Entre eles: Adriano Cypriano, Christiane Lopes, Ipojucan Pereira, Lúcia de Léllis e Marcia Azevedo, também organizadora do Café Teatral.

Como se observa, o CEPECA se apresenta como um caso prático do que significa fundir-se num coletivo. Claro que ele traz à tona as dificuldades e os desafios implicados nessa proposta, mas também evidencia o esforço individual para a sua construção. E, por isso, ele não deixa de ser um exemplo ético de inspiração para nosso tema de investigação do semestre.

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