A princípio, o sonho de iniciar um curso de teatro faz parte da vida de muitos. Contudo, alguns experimentam essa prática na escola ou em oficinas livres e têm vontade de continuar e se aprofundar, mas a vida os leva a trilhar outros caminhos.

Porém, o teatro, além de uma profissão é, sem dúvida, uma paixão. E quem vive essa experiência nunca mais a esquece. Seu encanto não se desfaz, é apenas encoberto por outras prioridades. 

O primeiro passo para o Curso Iniciante

Sobretudo, chega um momento em que os sonhos se tornam prioridade e isso pode acontecer em fases diferentes para cada pessoa. Além disso, não importa a idade ou o tipo de vida que se tenha, a certa altura os nossos desejos se transformam num imperativo, e é quando então não se pode mais escapar ao teatro.

Nesse sentido, esse artigo tem como objetivo encorajar quem está nesse momento a dar o primeiro passo. E, no Macu, ele começa com o Iniciante, esse curso, como o próprio nome sugere, é voltado àqueles que querem iniciar seu percurso teatral, tendo ou não alguma experiência prévia

Curso Iniciante do Macu e a timidez

À primeira vista, muitas são as dúvidas que ainda pairam sobre quem quer começar, e vamos esclarecer algumas delas aqui. Um primeiro ponto importante a destacar se refere à timidez, ela costuma ser um fator que contribui grandemente para o adiamento do sonho de muitos.

Mas, saiba que o teatro não é feito só para os desinibidos, ou seja, pelo contrário, já que ele ajuda e muito para a desinibição! Nesse sentido, nenhuma atividade do Curso Iniciante do Macu é pensada para expor os seus participantes. 

Uma prática coletiva

Acima de tudo, um dos aspectos mais importantes do fazer teatral é o fato de ser uma prática coletiva. Por isso, o Curso Iniciante do Macu incentiva, antes de tudo, a criação conjunta e a colaboração, não colocando, portanto, ninguém em uma situação constrangedora, mesmo que ficcional.

Portanto, o Curso Iniciante do Macu é estruturado com base nos jogos teatrais, estes, geralmente, propõem um problema a ser resolvido em ação por seus atuantes. No entanto, o que entendemos por “problema” na pedagogia teatral se refere a um ponto sobre o qual se deve focalizar a atenção

Leiam também: Macu: ações para fundir o coletivo e contribuir para uma causa comum

Alegria e diversão

Por sua vez, essa focalização leva os atuantes a se envolverem com as circunstâncias ficcionais. Desse modo, a empenharem todas as suas energias e esforços na vivência proposta.

Com isso, os olhares externos e o autojulgamento são substituídos pela concentração no objetivo ou tarefa a ser desempenhada. Logo, a tensão e o medo dão lugar à liberdade, à descontração, à alegria e à diversão! 

Faça parte da história do teatro no Brasil

Por último, muito ainda poderia ser dito, mas optamos neste artigo, por esclarecer as dúvidas mais frequentes e esperamos que, com isso, tenhamos alcançado o nosso objetivo: encorajar você a dar o primeiro passo!

Ao mesmo tempo, caso ainda haja alguma questão, entre em contato por meio de nossos canais de atendimento: (11) 32173400 e fale@macunaima.com.br

Afinal, teremos prazer em responder toda e qualquer pergunta! Além disso, sua dúvida pode fomentar outros artigos publicados no Blog do Macu.

Assista a seguir, o pequeno trecho de uma aula do Curso Iniciante do Macu orientada pela professora Amanda! 

0 Comentários

Cancel