Chegamos à 25ª edição do “Caderno de Registro Macu”! Uma publicação semestral do Macunaíma, seu nome tem origem na proposta pedagógica da escola e no hábito da documentação reflexiva dos processos de ensino-aprendizagem.
Desde 2012, a publicação tem abordado as mais recentes descobertas sobre o Sistema de Stanislávski, bem como documentado a pesquisa realizada na escola. Além disso, o “Caderno de Registro Macu” também procura trazer assuntos de interesse geral relacionados à arte do teatro e à pedagogia teatral.
Destacamos duas seções que integram a 25ª edição do “Caderno de Registro Macu”: Diálogos com a Comunidade e II Seminário Stanislávski em Ação. E isso porque ambas foram concebidas com o intuito de registrarem algumas das ações idealizadas para celebrar os 50 anos de existência da escola.
Desse modo, Diálogos com a Comunidade traz os projetos criados por diferentes turmas com a proposta de aproximação dos moradores do entorno das unidades do Macunaíma. Alguns diretores-pedagogos e diretoras-pedagogas expõem suas trajetórias junto aos estudantes, para a construção de estratégias condicionadas às obras referenciais de cada processo e às particularidades de cada grupo.
Já os artigos que compõem a seção II Seminário Stanislávski em Ação evidenciam certos temas que integraram o evento realizado em 21 de abril de 2024 pelo Macu. Adriano Cyrpriano fala sobre o treinamento em Máscara Neutra por ele conduzido e, Macia Azevedo, sobre a prática da Eutonia de Gerda Alexander e sua relação com o Sistema de Stanislávski. Marcelo Braga aborda o assunto de uma das mesas de debate e revela aspectos da fundação do Teatro Escola Macunaíma sob a perspectiva de Myrian Muniz.
A seção Território e Memória documenta uma das investigações do Projeto Diálogos com a Comunidade. Na busca por procedimentos que estreitassem as relações com uma determinada coletividade, o artigo de Fabia Pierangeli, atriz formada pelo Macunaíma, trata do Teatro Girandolá e do surgimento da Associação Cultural CONPOEMA.
A partir de conversa realizada entre o corpo docente da escola e integrantes de grupos teatrais atuantes na cidade de São Paulo notabilizados por sua conexão com certos territórios, algumas falas foram transcritas e editadas para esta publicação. André Capuano apresenta o trabalho do Uso Teatro Urbano, enquanto Ana Carolina Marinho e Maíra do Nascimento discorrem sobre as atividades do Coletivo Estopô Balaio.
Para fechar, a seção Resenha divulga o lançamento do livro da diretora-pedagoga do Macunaíma Marcia Azevedo: Imaginação Criativa: Teorias e Práticas Cênicas em uma Jornada Pedagógica (Dialética, 2024). Luiza Fonseca faz sua apreciação da obra, que evidencia o conceito de Imaginação dentro do Sistema de Stanislávski e reflete acerca de seu desenvolvimento nos diferentes estágios da formação de atores e atrizes do Macu.
Todas as edições do “Caderno de Registro Macu” estão disponíveis no site da escola e podem ser baixadas gratuitamente. Acesse: www.macunaima.com.br/#publicacoes-cientificas e faça o download. Não deixe de conferir! E boa leitura!