Ao longo de sua história, o Macunaíma sempre buscou procedimentos que incentivassem a troca de saberes entre seus professores. E foi pensando em meios concretos de se exercitá-la dentro de nossa instituição que se propôs o Projeto Pedagógico das Tutorias como uma forma de parceria a ser experimentada pelo nosso corpo docente durante o 1° semestre de 2018.

Enquanto uma das frentes de ação do projeto pedagógico do Macu, a construção coletiva do conhecimento se revela, inclusive, no enunciado central para as pesquisa criativas do semestre: “A minha, a sua, a nossa pesquisa”. Tendo em vista tal enunciado, cada professor pôde estabelecer um tema específico de investigação a partir dos questionamentos apresentados por seus alunos para a descoberta do Sistema Stanislávski.

Os temas extraídos das inquietações de cada turma tiveram ainda que se relacionar com algum tópico investigado no último ano, 2017, por um outro professor. E isso porque esse “outro professor” seria o tutor desse processo investigativo, no sentido de encorajar novos caminhos de pesquisa para o tema já investigado.

Exercitando a escuta generosa, o tutor teve como tarefa abrir novas perspectivas a seu tutorado a partir da elaboração de perguntas, encaradas como importantes ferramentas reflexivas na relação tutor/tutorado. Assim, o papel do tutor foi o de favorecer provocações ao seu tutorado, que, por sua vez, deveria levar em consideração as singularidades e circunstâncias de seus alunos em suas devolutivas.

Procurando abrir brechas nos muros que separam nossos saberes, o Projeto Pedagógico das Tutorias visou à construção de pontes entre os professores e alunos do Macu, fortalecendo o caráter coletivo do conhecimento produzido em nossa escola.  

 

 

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