A atriz em destaque no cenário teatral e ex-aluna do Macu Thaina Muniz participou de uma das aulas de História do Teatro, coordenada por André Haidamus. O bate-papo com uma das turmas do Macu integrou o procedimento educativo planejado pelo professor para a abordagem do conceito de encenação. 

Para além da conversa com Thaina Muniz, esse procedimento envolveu outras ações. Entre elas, uma ida ao teatro, para que a turma tivesse a oportunidade de conhecer o trabalho da atriz em cena. Assim, alunos e alunas puderam discutir o conceito de encenação por meio de uma experiência prática.

 

Mas qual é o conceito de encenação?

Encenação é a materialização de um texto em ação. Ou ainda a arte de transformar uma ideia em uma experiência visual e sensorial para o público. Uma encenação combina múltiplos elementos artísticos e técnicos para criar um universo próprio no palco.

Atores, cenários, figurinos, iluminação, sonoplastia, entre outros, são elementos cênicos que compõem uma encenação. Portanto, uma encenação vai muito além da atuação e abrange diversos aspectos que contribuem para a experiência completa do público. 

Por isso, a turma assistiu ao espetáculo Elisa em Fuga – Segundo Ensaio sobre o Terror, para o exame aprofundado de tal conceito. Por meio de uma situação – ou encenação – concreta, a turma pôde elaborar seus conhecimentos teóricos e desenvolver sua capacidade de análise.

 

O espetáculo Elisa em Fuga

O espetáculo Elisa em Fuga é uma adaptação do conto “Virgínius”, de Machado de Assis, dramaturgizada e dirigida por José Fernando Peixoto de Azevedo. O foco da peça é a violência contra uma menina negra, interpretada por Thaina Muniz. E explora o terror de sua fuga antes que a catástrofe, sua morte, aconteça.

Desse modo, o espetáculo Elisa em Fuga aborda questões sociais importantes a partir de um clássico da literatura brasileira. E já esteve em cartaz no Ágora Teatro e na Funarte SP, com produção da Corpo Rastreado e da Sociedade Arminda, que desenvolveu o projeto.

 

O sucesso de Thaina Muniz

Thaina Muniz é a única atriz em cena na peça Elisa em Fuga – Segundo Ensaio sobre o Terror. Ex-aluna do Macu, ela é também formada pela Escola de Arte Dramática da Universidade de São Paulo (EAD/USP).

Uma atriz que tem se destacado no cenário teatral e também em produções audiovisuais. Com uma presença forte e engajada, seus trabalhos provocam reflexões sobre temas urgentes, como o racismo ainda tão presente no Brasil.

 

O procedimento educativo para abordagem da encenação

Como se nota, o procedimento educativo para abordagem da encenação projetado pelo professor André Haidamus se desdobrou em algumas etapas. E isso com o objetivo de estimular o processo de ensino e aprendizagem, promovendo uma apropriação significativa dos conteúdos da aula de História do Teatro. 

O bate-papo com Thaina Muniz foi, sem dúvida, uma ação fundamental nesse procedimento. Pois, a atriz não só falou sobre a sua atuação, como esclareceu o papel de cada elemento cênico em Elisa em Fuga, contribuindo para o entendimento do conceito de encenação. Uma experiência diferenciada e um exemplo de como procuramos pensar a formação dos atores e atrizes no Macu. 

 

0 Comentários

Cancel