Pois O trabalho do Ator e da Atriz no Teatro Telemático foi o tema de um dos encontros do Café Teatral Macu deste semestre. Ele teve a participação de Mauriceia Rocha, atriz e escritora, bacharel em Artes Cênicas pela Unicamp, que também estudou na Unicen, na Argentina. 

A trajetória de Mauriceia Rocha inclui mais de 17 peças de teatro e 15 curtas-metragens independentes, como Eu Faço Loucuras por Você, que lhe rendeu prêmios de Melhor Atriz. Mauriceia Rocha ainda participou de séries, como Penélope Chavosa, que ela mesma criou, roteirizou e dirigiu, e Raul Seixas: Metamorfose Ambulante, da Globoplay.

A atuação de Mauriceia Rocha no audiovisual se tornou uma investigação sobre as possibilidades da interpretação, da narrativa e da linguagem cinematográfica. E isso, somado a sua formação teatral, despertou o seu interesse pelo teatro online ou virtual, que ela denomina teatro telemático.

 

Mas, afinal, o que é teatro telemático?

O teatro telemático é uma forma de Arte Cênica que integra o teatro com as tecnologias digitais de comunicação. A palavra “telemático” surge da união de “telecomunicação” e “informática”. E se refere a práticas artísticas que utilizam meios digitais para criar, apresentar e compartilhar experiências teatrais.

Em essência, o teatro telemático vai além da simples transmissão de uma peça teatral pela internet. Ele incorpora a tecnologia como um elemento ativo e constitutivo da performance, explorando suas possibilidades para a criação de novas narrativas e estéticas.

O teatro telemático surgiu com força, especialmente, durante a pandemia, como uma forma de manter a arte viva e acessível. Mas, utilizando tecnologias de comunicação digital para conectar performers e público, se tornou um campo fértil para experimentação e pesquisa. 

 

A pesquisa de Mauriceia Rocha no teatro telemático

Mauriceia Rocha tem explorado o teatro telemático tanto por meio de sua participação em experimentos cênicos online quanto de discussões sobre o tema. Sua pesquisa teve início a partir do momento em que integrou o elenco de Hypócrita, um experimento cênico online. 

A peça explorava a realidade do isolamento social e as angústias da quarentena, sendo apresentada em uma plataforma online. Esse projeto foi um exemplo de teatro telemático, pois a performance de atores e atrizes foi completamente adaptada e transmitida através de meios digitais. 

Desde então, Mauriceia Rocha vem aprofundando suas reflexões sobre as possibilidades e desafios dessa nova linguagem cênica. E, embora não seja estritamente teatro telemático, seu projeto O Quadril que Avessa o Atlântico também teve uma versão online, transmitida via plataformas de streaming. 

 

O encontro do Café Teatral

No encontro do Café Teatral, realizado de forma virtual em 06 de junho de 2025, Mauriceia Rocha compartilhou, muito generosamente, suas investigações no teatro telemático. E apresentou as possibilidades da tecnologia para remodelar a experiência teatral e expandir suas fronteiras. 

Algo a ser destacado de sua fala diz respeito à capacidade de democratização do acesso à cultura do teatro telemático. Pois, ao ser apresentado online, o teatro telemático pode alcançar um número muito maior de pessoas, inclusive em locais remotos, e muitas vezes com ingressos mais acessíveis.

Foi uma oportunidade incrível para os presentes! E principalmente para a comunidade Macu online, estudantes que escolheram a modalidade virtual para sua formação como atores e atrizes! Seja teatro telemático, teatro online ou teatro virtual, concluíamos que a exploração das ferramentas digitais tem, sem dúvida, contribuído para a difusão e expansão do alcance da arte teatral!

0 Comentários

Cancel