Pois O trabalho do Ator e da Atriz no Teatro Telemático foi o tema de um dos encontros do Café Teatral Macu deste semestre. Ele teve a participação de Mauriceia Rocha, atriz e escritora, bacharel em Artes Cênicas pela Unicamp, que também estudou na Unicen, na Argentina.
A trajetória de Mauriceia Rocha inclui mais de 17 peças de teatro e 15 curtas-metragens independentes, como Eu Faço Loucuras por Você, que lhe rendeu prêmios de Melhor Atriz. Mauriceia Rocha ainda participou de séries, como Penélope Chavosa, que ela mesma criou, roteirizou e dirigiu, e Raul Seixas: Metamorfose Ambulante, da Globoplay.
A atuação de Mauriceia Rocha no audiovisual se tornou uma investigação sobre as possibilidades da interpretação, da narrativa e da linguagem cinematográfica. E isso, somado a sua formação teatral, despertou o seu interesse pelo teatro online ou virtual, que ela denomina teatro telemático.
O teatro telemático é uma forma de Arte Cênica que integra o teatro com as tecnologias digitais de comunicação. A palavra “telemático” surge da união de “telecomunicação” e “informática”. E se refere a práticas artísticas que utilizam meios digitais para criar, apresentar e compartilhar experiências teatrais.
Em essência, o teatro telemático vai além da simples transmissão de uma peça teatral pela internet. Ele incorpora a tecnologia como um elemento ativo e constitutivo da performance, explorando suas possibilidades para a criação de novas narrativas e estéticas.
O teatro telemático surgiu com força, especialmente, durante a pandemia, como uma forma de manter a arte viva e acessível. Mas, utilizando tecnologias de comunicação digital para conectar performers e público, se tornou um campo fértil para experimentação e pesquisa.
Mauriceia Rocha tem explorado o teatro telemático tanto por meio de sua participação em experimentos cênicos online quanto de discussões sobre o tema. Sua pesquisa teve início a partir do momento em que integrou o elenco de Hypócrita, um experimento cênico online.
A peça explorava a realidade do isolamento social e as angústias da quarentena, sendo apresentada em uma plataforma online. Esse projeto foi um exemplo de teatro telemático, pois a performance de atores e atrizes foi completamente adaptada e transmitida através de meios digitais.
Desde então, Mauriceia Rocha vem aprofundando suas reflexões sobre as possibilidades e desafios dessa nova linguagem cênica. E, embora não seja estritamente teatro telemático, seu projeto O Quadril que Avessa o Atlântico também teve uma versão online, transmitida via plataformas de streaming.
No encontro do Café Teatral, realizado de forma virtual em 06 de junho de 2025, Mauriceia Rocha compartilhou, muito generosamente, suas investigações no teatro telemático. E apresentou as possibilidades da tecnologia para remodelar a experiência teatral e expandir suas fronteiras.
Algo a ser destacado de sua fala diz respeito à capacidade de democratização do acesso à cultura do teatro telemático. Pois, ao ser apresentado online, o teatro telemático pode alcançar um número muito maior de pessoas, inclusive em locais remotos, e muitas vezes com ingressos mais acessíveis.
Foi uma oportunidade incrível para os presentes! E principalmente para a comunidade Macu online, estudantes que escolheram a modalidade virtual para sua formação como atores e atrizes! Seja teatro telemático, teatro online ou teatro virtual, concluíamos que a exploração das ferramentas digitais tem, sem dúvida, contribuído para a difusão e expansão do alcance da arte teatral!