O Teatro Escola Macunaíma, conhecido por ser um dos grandes centros de formação teatral do Brasil e referência no estudo do Sistema de Stanislavski, teve a honra de receber, pela segunda vez, a prestigiada GITIS – Russian Institute of Theatre Arts. Essa nova visita não foi apenas um evento, mas a consolidação de uma parceria que reforça o compromisso do Macu com a excelência e a tradição do teatro mundial.
A relação entre o Teatro Escola Macunaíma e o GITIS, a maior e mais antiga escola de teatro independente da Rússia, e berço da tradição stanislavskiana, é um marco para a educação teatral brasileira.
O Macu, sendo o fundador do primeiro Centro Latino-Americano dedicado ao estudo de Stanislávski, encontra no GITIS um parceiro fundamental para o aprimoramento contínuo de seus alunos/alunas e professores/professoras.
A primeira vinda de docentes russos, que incluiu workshops e palestras inéditas, abriu as portas para um intercâmbio cultural e pedagógico de alto nível. O retorno do GITIS é a prova do sucesso dessa colaboração e da sede da comunidade teatral brasileira por esse conhecimento.
O cerne dessa nova visita foi, mais uma vez, aprofundar os estudos no Sistema de Stanislávski, a metodologia de atuação mais potente e amplamente utilizada nas principais escolas de teatro do mundo. Professores do GITIS, especialistas nessa técnica secular, estiveram no Macunaíma para aulas práticas.
Com isso, foi possível explorar aspectos mais detalhados e contemporâneos do Sistema de Stanislávski. Pois, nessa segunda temporada, a masterclass foi dividida em aulas de Atuação, Movimento Cênico e Práticas Neurológicas no Treinamento do Ator. E durante uma semana, foi possível uma vivência intensiva
Também aqueles e aquelas que já haviam participado da masterclass de Fala Cênica com a professora Elena Dvizova, tiveram a oportunidade de dar continuidade a esse treinamento. Dessa vez, as aulas de expressão vocal foram conduzidas por Irina Autushenko, docente responsável pelos módulos avançados de Fala Cênica no GITIS.
A experiência de intercâmbio entre o Macunaíma e o GITIS foi marcada por um ambiente único, onde alunos, alunas e profissionais brasileiros puderam interagir diretamente com a fonte da tradição russa, adaptando e reinterpretando os ensinamentos para a realidade cênica nacional.
Porém, a parceria Macunaíma-GITIS vai além das aulas presenciais. Ela cria um canal direto para a internacionalização da carreira dos estudantes brasileiros. Um dos frutos dessa colaboração é o oferecimento de programas, como o InteRussia em Artes Teatrais, que concede bolsas de estudos na Rússia para jovens atores e estudantes.
Desse modo, a segunda vinda do GITIS reafirma o Macu como um polo irradiador de conhecimento teatral, conectando o Brasil à história e à vanguarda das artes cênicas globais. Foi, sem dúvida, uma oportunidade imperdível para todos aqueles e aquelas que buscam uma formação de ator/atriz baseada nos desafios e na profundidade do ofício!