Um novo semestre no Macu sempre chega com um novo tema de investigação.  E as criações artístico-pedagógicas do segundo período de 2022 começam provocadas pela pesquisa em torno do enunciado: Imperativo Ético: Fundir-se num Coletivo. 

Mas antes do início do trabalho em sala de aula, alguns encontros preparatórios alimentam direção, coordenação, professores e professoras. Esses encontros são conhecidos como Semana de Planejamento, ocasião para se projetar o recomeço das atividades escolares.

No caso do Macu, esse é também um momento de se experienciar a proposta que em breve alcançará alunos e alunas. E, ao mesmo tempo, para se mergulhar em um estudo intensivo sobre as teorias e as práticas de Stanislávski e seu Sistema.

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O planejamento Macu

Para o tema a ser investigado esse semestre, o Macu oportunizou uma reintegração física de sua própria equipe. Depois de um longo período de contatos intermediados pelas telas dos computadores, já estava na hora de retomar o olho no olho.

Assim, a Semana de Planejamento do Macu foi marcada uma experiência concreta de fusão coletiva. E nada melhor para isso do que uma viagem envolvendo o corpo docente da escola.

O local escolhido para essa aventura foi um hotel fazenda em Pedra Bela, distrito do município de Itararé, interior de São Paulo. Ou seja, um espaço especialmente pensado para se vivenciar a força do estar de novo em um mesmo ambiente. 

Macu: As provocações

A exemplo de certas propostas de Stanislávski, professores e professoras se afastaram, ainda que brevemente, de suas rotinas para fortalecer o seu fazer artístico-pedagógico. Nesse sentido, o disparador das ações e reflexões foi Stanislávski e sua provocação: “o que significa uma arte coletiva”?

Essa vivência de integração procurou ainda levantar possíveis respostas à outra questão colocada pelo mestre russo: “quais as coisas positivas e negativas nela”? E esse esforço real de fusão já apontou alguns caminhos a serem aprofundados com cada turma.

Mas há também que se destacar que, para Stanislávski, o sentido da prática teatral coletiva estava ligado a uma causa comum. E, portanto, toda a energia individual deveria ser utilizada para que essa causa não se dissipasse.

A prática Macu

Enquanto escola voltada à pesquisa de Stanislávski e seu Sistema, acreditamos ser importante que essa causa nos mova. Pois, além de unificar o percurso formativo de alunos e alunas, ela está ligada à concretização do Projeto Político Pedagógico do Macu em sala de aula.

Para tanto, nossas ações buscam construir permanentemente um Imperativo Ético. E cada indivíduo que compõe nosso coletivo tem a responsabilidade de nele fundir-se, de modo a contribuir para uma causa comum.

 Nesse semestre, essa causa será nutrir o nosso coletivo! O nosso coletivo escolar, o nosso coletivo de educadores e educadoras, os coletivos que se formam em cada turma e, com isso, o coletivo social que abarca todos os demais.

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