Neste artigo, falaremos sobre uma leitura referencial para as pesquisas realizadas no Macu: o livro Stanislávski e o Yoga, de Sergei Tcherkasski. Começando por apresentar o seu autor, vale dizer que Tcherkasski é hoje um dos nomes mais importantes do teatro mundial. E já ministrou oficinas em mais de quarenta países, incluindo RADA (Londres) e Actors Studio (Nova York). 

Stanislávski e o Yoga: O autor

A princípio, Tcherkasski aprimorou-se na pedagogia da direção teatral russa. E é diretor artístico de atores no Instituto Estatal Russo de Artes Performáticas. Dirigiu mais de trinta peças, entre textos clássicos e contemporâneos. 

Além disso, venceu o prêmio Teatrálni Román pelo melhor livro de teatro em 2016 e o International Stanislavsky Prize em 2017. Especialista em treinamento de atores no Sistema Stanislávski, é autor do livro “Stanislávski e o Yoga” (2019, É Realizações).

Stanislávski e o Yoga: O livro

Antes de mais nada, Stanislávski e o Yoga foi traduzido para o português em 2019. E, como o título sugere, evidencia as conexões entre o pensamento do mestre russo e a filosofia milenar indiana.

Ainda mais, essa associação foi durante muito tempo intuitiva para os leitores das obras stanislavskianas. Mas apenas recentemente teve a atenção devida de uma cuidadosa análise, tal como a empreendida por Tcherkasski. 

O método de análise

Sobretudo, para mostrar essa relação, Tcherkasski coletou registros sobre Yoga nos escritos de Stanislávski de diferentes períodos. Bem como, apresentou fontes que não foram explicitadas pelo próprio Stanislávski, devido à censura de sua época.

Todavia, Tcherkasski fornece, inclusive, exemplos de treinamentos baseados no Yoga e praticados no Teatro de Arte de Moscou e nos estúdios de Stanislávski. E, dessa forma, comprova a influência do Yoga sobre seus textos, ideias e montagens

Leiam também: Encontro de pesquisas: Descobrindo novas possibilidades

O foco da pesquisa

Por sua vez, o foco da pesquisa de Tcherkasski consiste em uma leitura comparativa do Sistema Stanislávski dos livros do Yogi Ramacharaka. Assim, Tcherkasski analisa certos elementos do Sistema com base nos princípios do Yoga.

Desse modo, entre esses elementos estão: relaxamento dos músculos (liberdade muscular), comunicação, emissão e recepção de raios, atenção, visualização (imagens mentais). Atenção especial é dada à ideia do superconsciente no Yoga e nas teorias de Ramacharaka e Stanislavsky. 

Para os leitores e leitoras

Por último, a ampla análise de Tcherkasski resultou em novas e intrigantes descobertas sobre o mestre russo. Além disso, ele revela até que ponto Stanislavsky antecipou as descobertas modernas em neurobiologia e ciência cognitiva.

Tudo isso faz de Stanislavski e o Yoga um livro indispensável aos interessados na arte da atuação. E, tendo em vista o seu caráter interdisciplinar, uma fonte de conhecimento para os praticantes do Yoga e obra imprescindível para os pesquisadores de Stanislávski.

Stanislávski e o Yoga: Uma Leitura Indispensável

Convidamos você a mergulhar nessa leitura enriquecedora, explorando as fascinantes conexões entre Stanislávski e o Yoga. Para aprofundar ainda mais seu conhecimento, visite o site do Macu em macunaima.com.br para acessar mais conteúdos relevantes. Desvende os segredos dessa intersecção entre teatro e filosofia milenar, expandindo suas perspectivas e enriquecendo sua prática artística e espiritual.

0 Comentários

Cancel