Antes de mais nada, já falamos outras vezes aqui do processo de formação continuada dos professores do Macu e suas investigações sobre o Sistema de Stanislávski. Desde já, cabe reafirmar o quão importante é esse processo, que busca desenvolver novos conhecimentos ou aprofundar o que é familiar. E isso a fim de contribuir para o trabalho dentro da escola e da sala de aula.

Encontros Semanais: Ponto de foco na pesquisa Stanislaviskiana

No Macu, o processo de formação continuada de seu corpo docente acontece de várias formas. Uma delas é por meio de encontros semanais, que acontecem todas as sextas-feiras e são coordenados por Debora Hummel. Essas reuniões são focadas, sobretudo, na pesquisa coletiva do Sistema de Stanislávski.

Sistema Stanislávski: Uma proposta de estudo teórico-prático

De setembro a dezembro, as reuniões do Macu foram dedicadas à investigação do trabalho do diretor-pedagogo no processo de conhecimento da obra.

O que se deu a partir de um estudo prático das orientações contidas na obra de Nair D’Agostini: “Stanislávski e o Método de Análise Ativa” (Perspectiva/CLAPS, 2018).

Para tanto, foi escolhido um conto de Machado de Assis, “O Homem Celebre”, como um referencial de pesquisa. Enquanto os professores foram divididos em grupos de criação, conduzidos pelos professores André Haidamus, Paco Abreu e Simone Shuba. 

O trabalho do diretor sobre a obra: Reconstruindo o Sistema Stanislávski na prática pedagógica

Por meio de painéis expositivos, foram retomados os principais elementos do Sistema de Stanislávski para o conhecimento da obra pelo diretor-pedagogo, segundo Nair D’Agostini.

Essa revisitação, muitas vezes, mobilizou outros materiais,  como o livro “Análise-Ação” (Editora 34, 2016), de Maria Knebel, discípula de Stanislávski e “Stanislávski: Vida, Obra e Sistema” (Funarte, 2015), tradução direta para o português de Elena Vássina e Aimar Labaki dos escritos do mestre russo.

Nesse sentido, os encontros foram divididos entre abordagens conceituais e práticas, mas sempre visando o Método de Análise Ativa, o qual procura apreender a vida do espírito humano dentro de uma obra. Ou seja, buscar o que é vital no texto, a fim de transformá-lo em ação.

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O Método de Análise Ativa: Preparação e Domínio

Sobretudo, no Método de Análise Ativa, o estudo do texto ou da peça antecede o encontro do professor com seus estudantes. Por isso, é imprescindível, para o docente, estudar a obra previamente, com base em certos elementos do Sistema de Stanislávski.

Ainda mais, a noção de Acontecimento é um desses elementos, pois se o fato está na obra e foi criado pelo autor, o Acontecimento em si é domínio do diretor-pedagogo. Sendo a capacidade de determiná-lo o que caracteriza o seu trabalho.

Desse modo, há os habituais Acontecimento Inicial e Principal. Porém, Nair D’Agostini trabalha ainda com as concepções de Acontecimento Fundamental, Central e Final, de acordo com determinada visão da escola russa sobre o legado stanislaviskiano.

Esses foram alguns temas estudados e debatidos pelo coletivo de professores do Macu durante as reuniões do 2° semestre de 2023. No entanto, todo esse trabalho de pesquisa tem como fim último a sala de aula e o desenvolvimento de cada estudante.

É por isso que, no Macu, o processo de formação continuada e de aprofundamento do Sistema Stanislávski tem tamanha importância! 

Macu: Onde o conhecimento ganha vida na sala de aula

Por último, em um contexto onde o aprimoramento constante é essencial, o Macu destaca-se pelo compromisso em explorar o Sistema Stanislávski, oferecendo aos seus professores uma formação continuada enriquecedora. 

Esta abordagem não apenas fortalece o ambiente educacional, mas também influencia diretamente o crescimento e aprendizado de cada aluno.

O Macu, ao investir na pesquisa coletiva e prática do Sistema Stanislávski, reafirma seu compromisso com a excelência pedagógica e o desenvolvimento integral de sua comunidade educacional.

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