Bem-vindo(a) ao espaço dedicado à comunidade Macu! Este ano é especial, pois comemoramos 50 anos de história e conexões significativas. Acompanhe todas as novidades e eventos planejados aqui, no Blog do Macunaíma.

Neste artigo, vamos falar sobre o Macu e o diálogo com a comunidade. Mas essa não é a primeira vez que a escola procura estabelecer uma maior conexão com o seu entorno.

Quem é a comunidade Macu?

O Macu, além de uma escola, é um ponto de encontro e diálogo comunitário. Nos últimos anos, buscamos estreitar laços com nossa vizinhança, criando oportunidades educativas e artísticas para todos.

O Macu e o diálogo com a comunidade

Durante muitos anos, o Macu ofereceu uma oficina de teatro para crianças e adolescentes de baixa renda. E os critérios para a participação nas aulas era ser morador(a) dos bairros Barra Funda, Campos Elísios ou Santa Cecília e se manter assíduo no curso.

Sobretudo, o resultado dessa oficina era apresentado na sede do Macu, localizada na Barra Funda, com um espetáculo aberto às famílias dos estudantes. A pandemia, infelizmente, inviabilizou a continuidade desse trabalho.

Um novo projeto de proximidade

O Macu quer agora retomar esse diálogo e ampliá-lo. E isso porque o novo projeto de aproximação da comunidade não envolve só crianças e adolescentes e se estende também aos alunos e alunas da escola.

Em primeiro lugar, o projeto objetiva a saída de professores e turmas às ruas. A fim de conhecerem e conversarem com os moradores e trabalhadores locais, os convidaremos para descobrir suas próprias histórias refletidas artisticamente na escola.

Planejando nossas ações

Essa ação, portanto, implica um processo, que por sua vez aponta para a necessidade de elaboração de procedimentos – ou se pode dizer estratégias – para a sua efetivação. E, enquanto uma escola que cultiva a prática da pesquisa, estamos vivendo a fase de investigação desses procedimentos.

Nesse sentido, conversamos com quem já tem experiência no assunto. E alguns grupos teatrais, que se estabelecem pelas relações com o entorno de onde atuam, foram convidados a participar de um bate-papo no Macu para falar sobre seu trabalho com as comunidades.

Confira também: Explorando outras facetas da humanidade

Compartilhando conhecimentos e experiências

No dia 22 de março, o Macu recebeu alguns integrantes dos grupos: Impulso Coletivo (Vila Itororó), Cia. São Jorge de Variedades (Barra Funda), Conpoema (Francisco Morato), Coletivo Estopô (Jardim Romano). Tais grupos ou constroem seus processos juntamente às comunidades em que atuam ou têm projetos sobre o entorno dos espaços que ocupam.

Definitivamente, essa foi, sem dúvida, uma troca linda! Para além dos aprendizados, cheia de emoção e vontade! Agradecemos imensamente todo o conhecimento compartilhado e iremos agora, nós, planejar nossa ação, alimentados pelo trabalho inspirador desses coletivos!

Próximos passos

Estamos animados com o que está por vir! Em breve, compartilharemos mais novidades sobre nossos próximos passos. Juntos, vamos transformar ideias em ação. Vamos para a rua!

Acompanhe o Blog do Macunaíma e seja parte dessa jornada de conexões e descobertas com a nossa querida comunidade Macu. Em breve, mais detalhes e eventos para você se envolver!

0 Comentários

Cancel