Em outubro, o Centro Latino-Americano de Pesquisa Stanislávski (CLAPS) promoveu mais uma edição do Chá com Stanislávski, com a participação destacada de Vinícius Albricker. O evento teve lugar na Unidade Pinheiros do Macunaíma, destacando-se como um dos eventos fundamentais para aprofundar o legado stanislavskiano.

Sobretudo, o CLAPS, fundado pelo Macunaíma em 2018, nasceu do interesse em explorar e discutir os ensinamentos de Stanislávski. Além de publicações dedicadas a essas investigações, o centro realiza uma série de eventos, sendo o Chá com Stanislávski um deles.

Chá com Stanislávski: Inspirado nos Encontros do Café Teatral

Inspirado nos encontros do Café Teatral, o Chá com Stanislávski tem como objetivo promover debates inéditos para alunos(as) e convidados, com um foco específico no aprofundamento da pesquisa sobre o Sistema Stanislávski. 

Desta forma, busca complementar teoricamente conteúdos e práticas que embasam o trabalho dos professores em sala de aula, daí o nome do evento, em homenagem à tradição russa do chá.

Apresentação de Vinícius Albricker: Mestre em Atuação Cênica e Formação de Ator

Vinícius Albricker foi professor substituto do Curso de Graduação em Teatro do Departamento de Letras, Artes e Cultura da Universidade Federal de São João Del Rei. E integrante do Estúdio Fisções, grupo de pesquisa em atuação cênica e formação de ator desde 2008, sob a coordenação do Prof. Dr. Luiz Otavio Carvalho (UFMG).

Além disso, é Bacharel em Interpretação Teatral com Formação Complementar Superior em Música pela Universidade Federal de Minas Gerais, Vinícius é mestre e doutor pela mesma instituição. Defendeu sua tese em 2019, a qual tem como título: “Variações Rítmicas Vivas na Atuação Cênica”. 

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O Evento e a Palestra de Vinícius Albricker

Em primeiro lugar, o foco da pesquisa de Albricker está na fala cênica, seguindo as perspectivas de Konstantin Stanislávski e Declan Donnellan, diretor de teatro britânico. Sendo este o tema de sua fala no Chá com Stanislávski, a qual se chamou: “O Ator e os Ritmos Vivos“.

Logo, ele discorreu sobre o trabalho criativo com o ritmo na atuação cênica, privilegiando a composição do ator/atriz, destacando a importância do desenvolvimento de variações rítmicas, enfatizando a necessidade de estas serem vivas. 

Chá com Stanislávski explorando “O Ator e os Ritmos Vivos”

Assim, Vinícius Albricker destaca a inestimável contribuição de Stanislávski e de alguns de seus discípulos para as descobertas sobre a organicidade do ator. Contudo, Albricker fundamenta a construção conceitual das “variações rítmicas vivas” e da “atuação cênica viva“, relacionando esse legado com suas próprias experiências como artista e professor de atuação.

Dessa forma, o pesquisador estabelece estratégias e práticas pedagógicas para o ator e seus ritmos, explicitando atitudes que podem aproximá-lo ou afastá-lo da atuação viva.

Acima de tudo, o Chá com Stanislávski proporcionou uma exploração profunda do entrelaçamento entre ritmo, vida e atuação. Graças às propostas conceituais e metodológicas generosamente apresentadas por Vinícius Albricker, o evento ofereceu valiosas estratégias e práticas pedagógicas para que o ator/atriz desenvolva ritmos vivos, constituindo assim uma inegável contribuição para a arte da atuação cênica.

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