Chegamos à vigésima segunda edição do Caderno de Registro Macu! Uma publicação semestral do Macunaíma, seu nome tem origem na proposta pedagógica da escola e no hábito da documentação reflexiva dos processos de aprendizagem.

Desde 2012, a publicação tem abordado as mais recentes descobertas sobre o Sistema Stanislávski, bem como documentado a pesquisa realizada na escola. Além disso, o Caderno de Registro Macu também procura trazer assuntos de interesse geral relacionados à arte do teatro e à pedagogia teatral.

Dossiê Imperativo Ético: Fundir-se num Coletivo

A princípio, a vigésima segunda edição abre com o Dossiê Imperativo Ético: Fundir-se num Coletivo. E reflete o tema investigado pelo corpo docente e discente do Macu no 2º semestre de 2022. Ao enfatizar o caráter coletivo do teatro, o conjunto de textos alinha-se ao pensamento e prática de Konstantin Stanislávski, que trabalhou incansavelmente por esse fim.

Por isso, publicamos a fala transcrita e editada da pesquisadora Elena Vássina: “A Afetividade em Stanislávski”.  Nela, a professora do Curso das Letras Russas da USP desenvolve o real significado do trabalho coletivo para o mestre russo. Ao que se soma o artigo da doutora em Letras Daniela S. Terehoff Merino: “A Importância da Coletividade dentro do Primeiro Estúdio do TAM”.

Todavia, abordando um aspecto imprescindível ao fazer conjunto, dois artigos exploram a questão ética no teatro. O primeiro é “Encontros entre Éticas e Artes Cênicas”, da doutora em Artes Cênicas pela UNIRIO Desirée Pessoa. Enquanto o segundo, “Iásnaia Poliana”, tem autoria da professora da Faculdade de Teatro da Fundação Cesgranrio Michele Almeida Zaltron.

Caderno de Registro Macu: Inspirações

Então, a seção “Inspirações” desenvolve algumas ideias que referenciaram o tema Imperativo Ético: Fundir-se num Coletivo. E traz o artigo de Anita Lilian Zuppo Abed, consultora da UNESCO sobre o tema do desenvolvimento socioemocional na Educação Básica. 

A autora centra-se na apresentação do capítulo “Ensinar a compreensão”, do livro de Edgar Morin “Os Sete Saberes Necessários à Educação do Futuro”. E isso porque o referido texto ajudou a pautar as pesquisas sobre o tema em questão.

Por outro lado, outra referência para se pensar o tema é discutida por Francisco Antonio de Vasconcelos, professor da UESPI, e Clêi de Andrade Valverde Neto, aluna da mesma instituição. Para tanto, os autores analisam a perspectiva do filósofo ganense Kwame Gyekye sobre a concepção de comunitarismo versus indivíduo no continente africano.

Leia também: Awa Mbarete e Lu Ahamy: Cultura Guarani Mbya no Café Teatral

Caderno de Registro Macu: Café Teatral

Contudo, a seção “Café Teatral” busca registrar os encontros extracurriculares produzidos pela professora mestra Marcia Azevedo. E na vigésima segunda edição do Caderno de Registro Macu, conta com a colaboração do Centro de Pesquisa em Experimentação Cênica do Ator (CEPECA), da USP. 

Além disso, três integrantes do grupo, Juliana Valente, Rafael de Barros e seu coordenador, Eduardo Coutinho, elaboram coletivamente sua escrita. E abordam a construção das pesquisas individuais, em âmbito acadêmico, mediadas por um coletivo. 

Como acessar?

Como resultado, todas as edições do Caderno de Registro Macu estão disponíveis no site da escola e podem ser baixadas gratuitamente. Acesse: www.macunaima.com.br/#publicacoes-cientificas e faça o download. Não deixe de conferir! E boa leitura!

0 Comentários

Cancel