No vibrante cenário teatral de Barueri, os espetáculos do Macunaíma (Macu) brilharam intensamente no 1º Festival de Teatro Profissionalizante. Três grupos de atores e atrizes em formação do Macu foram selecionados para participar, e não apenas isso, mas também conquistaram prêmios e indicações de destaque. Neste artigo, vamos explorar o incrível desempenho do Macu e os detalhes sobre os espetáculos que encantaram a plateia do festival. Junte-se a nós nesta emocionante jornada de espetáculos e reconhecimento.

O Festival

Antes de tudo, promovido pelo Cultura Barueri e realizado no Teatro Municipal, a primeira edição do Festival de Teatro Profissionalizante aconteceu entre os dias 16 e 23 de setembro. Por meio da apresentação dos trabalhos desenvolvidos pelos estudantes, o evento buscou oportunizar a partilha das pesquisas entre escolas técnicas de teatro.

Ainda mais, somado ao intercâmbio entre os estudantes do ensino profissionalizante, o Festival se propôs a ser uma mostra competitiva com premiações. E, assim, os espetáculos previamente selecionados para participarem foram submetidos a uma banca examinadora, composta por artistas e professores da área.

Mas a função dessa banca não foi só a de premiar, como ainda a de discutir e refletir sobre os espetáculos apresentados por meio de debates. O que, inclusive, contou com a participação do público que assistiu aos trabalhos gratuitamente.

Os espetáculos do Macu: Coragem em direção ao novo

Além disso, três foram os espetáculos do Macu apresentados no 1º Festival de Teatro Profissionalizante Barueri. No dia 17 de setembro, “À Deriva”, coordenado pela professora Camila Andrade e livremente inspirado na obra de Matei Visniec. Por sua vez, o grupo, que concluiu o último semestre da formação no Macu, tematizou o deslocar-se em direção ao novo e a coragem necessária para tanto.

Em seguida, no dia 18 de setembro, foi a vez de “Hamlet: Sua História Será Comida Pelos Animais e Isso Me Deixa Feliz”, sob a direção pedagógica do professor Felipe Rocha. A partir do texto de Shakespeare, o coletivo investigou as próprias relações com a peça, movidos por uma das frases mais famosas da obra: “Ser ou não ser?”

Por último, as apresentações do Macu se encerraram no dia 19 de setembro, com “Corpos Territórios”, processo orientado pelo professor André Haidamus. O espetáculo foi uma criação coletiva inspirada pelas obras “Medeia”, “Gota D’ Água”, de Chico Buarque e Paulo Pontes e “Mata Teu Pai”, de Grace Passô.

Leia também: Qual a relação entre o teatro e o sagrado?

Espetáculos: A premiação

Sobretudo, encerrada a programação do 1º Festival de Teatro Profissionalizante Barueri, no dia 22 de setembro todos os participantes estiveram reunidos para a Premiação. Na categoria de Melhor Espetáculo, “À Deriva” foi premiado com o 5° lugar.

Simultaneamente, “Corpos Territórios” recebeu cinco indicações, sendo elas nas categorias Cenário, Figurino, Direção e Espetáculo, e foi premiado com o 3° lugar como Melhor Espetáculo. Enquanto Mayara Eugênio, integrante do coletivo de “Corpos Territórios”, ganhou o prêmio de 1° lugar como Melhor Atriz.

Por isso, reproduzimos abaixo suas palavras sobre essa experiência:

“Todos os momentos vividos durante a participação no Festival foram intensos e transformadores. Ter o apoio, confiança e incentivo fornecidos pela estrutura do Núcleo de Teatro de Barueri foram essenciais pra fortalecer a conexão e energia do nosso grupo. Agradeço especialmente ao nosso diretor André Haidamus, à Monica Granndo, aos jurados e o Teatro Escola Macunaíma pelo reconhecimento e incentivo.” (Mayara Eugênio, atriz em formação do Macu).”

O Macu e o futuro da arte

Por fim, o 1º Festival de Teatro Profissionalizante Barueri foi uma experiência intensa e transformadora para os artistas em formação do Macu. Reafirmando o compromisso da escola em moldar o futuro da arte. O Macu continua a ser um celeiro de talentos promissores e criatividade inovadora.

0 Comentários

Cancel