Antes de mais nada, o 1º semestre de 2023 começa com um novo tema de investigação no Macu: O sistema de Stanislávski – Raízes e Descendências. Contudo, esse enunciado temático, que irá orientar os processos artístico-pedagógicos da escola, propõe ainda uma reflexão sobre ancestralidade, cultura e tradição.

Sendo assim, evidenciando a filiação do Macu à prática stanislavskiana, o tema lança luz sobre o fio que tece passado, presente e futuro. Desse modo, ele busca destacar a teia de relações que se conecta ao mestre russo através dos tempos e constitui essa tradição cultural.

Portanto, o tema sugere a revisitação das pesquisas de alguns continuadores de Stanislávski. Ainda mais, se concentra nos estudiosos que contribuíram para a renovação do projeto artístico-pedagógico do Macu ao longo dos anos.

Stanislávski: A cultura teatral russa

Nesse sentido, aos interessados em Stanislávski, é essencial saber que a tradição tem grande importância na cultura teatral russa. Ao mesmo tempo, essa tradição não é entendida de modo estanque, desconectada historicamente.

Antes, pelo contrário, na medida em que se considera também a maneira particular como cada artista trabalha a tradição. Portanto, a cultura teatral russa incorpora as novas experimentações e se atualiza constantemente.

Logo, essa é uma cultura em estreita conexão com os diferentes momentos históricos e as especificidades dos artistas que a ela se ligam. Assim, uma cultura em permanente transformação, que se constrói na relação direta entre tradição e contemporaneidade.

As raízes do sistema

Nesse sentido, o novo tema de investigação do Macu levanta como questão disparadora, a seguinte formulação: Como nossas raízes do sistema de Stanislávski podem criar nossa expressão hoje?

Ou seja, enquanto uma escola de formação de atores e atrizes filiada a Stanislávski, vamos investigar possibilidades de diálogo do sistema com o presente. E, como resultado, pensar em nosso caminho de pesquisa para a continuação e atualização dessa tradição.

Agora, o plano de ação previsto é que cada professor ou professora escolha um dos diretores-pedagogosque dão sequência ao legado de Stanislávski na atualidade. E cada um/uma investigue na concretude da sala de aula a abordagem do diretor-pedagogo escolhido.

Leia também: Macu: Ações para fundir o coletivo e contribuir para uma causa comum.

Stanislávski: Uma tradição em movimento

O recorte para essa escolha se faz em função dos pesquisadores que ajudaram na construção do projeto artístico-pedagógico do Macu. Entre esses diretores-pedagogos estão:Serguey Zemtsov, Jurij Alshitz, Alejandro Puche, Nair D’Agostine e Michele Zaltron.

Já as perguntas que visam auxiliar essa seleção são: a sua pedagogia está ligada com o quê? Que conexões você constrói entre a tradição que você professa e a responsabilidade do porvir desta tradição em movimento, tanto em você como em seus alunos?

Por último, cabe citar os tópicos priorizados com tema O sistema de Stanislávski – Raízes e Descendências. Sendo alguns deles: relembrar e ressignificar os nossos saberes; refletir a prática teatral no sistema de Stanislávski; criar novas perspectivas com o conhecido.

Como resultado, iniciamos o semestre animados e na expectativa de novos aprendizados para o nosso corpo discente e docente!

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