Próxima de completar quinze anos de existência, a Unidade Macu Campinas realizou sua segunda edição do Café Teatral em outubro. Os encontros extracurriculares que definem esse evento têm por objetivo complementar a formação de alunos e alunas do Macu. Mas, além disso, também são abertos ao público em geral e, portanto, aos interessados em teatro e cultura.

         O Café Teatral já acontece há tempos na Unidade Macu Barra Funda, em São Paulo, sob a coordenação da professora mestra Marcia Azevedo. Ao longo de sua existência, por ele passaram teatrólogos internacionais e artistas de significativa relevância no cenário brasileiro. Sempre abordando assuntos relacionados ao tema de investigação semestral da escola, à pesquisa de Stanislávski e seu Sistema ou às necessidades de nosso corpo discente.

Leiam também: Café Teatral do Macu recebe pesquisadores do CEPECA

Sou ator, e agora?

Uma dessas necessidades está, sem dúvida, relacionada ao término da formação. A conclusão de um curso profissionalizante marca um momento de insegurança para qualquer pessoa e não só para o ator ou a atriz. Sendo assim, acreditamos ser uma das tarefas da escola auxiliar os primeiros passos da carreira de seus formandos. E uma das maneiras que encontramos para tanto foi a troca de experiências entre ex e atuais alunos e alunas do Macu.

Nesse sentido, Sou ator, e agora? Não foi só o título do segundo encontro do Café Teatral realizado em Campinas, como questão a ser refletida. Com esse fim, o convidado Gabriel Taco partilhou sua trajetória como ator formado pelo Macu que segue carreira profissional. E procurou, por meio da exposição de seus trabalhos, apresentar diferentes áreas de atuação teatral, a fim de expandir as possibilidades dos presentes.

Ninguém melhor para falar sobre isso do que uma pessoa com mais de vinte anos de carreira, como Gabriel Taco. Ele acumula hoje uma vasta experiência tanto em teatro como em televisão e publicidade. Sua fala, portanto, foi pautada pelas expectativas, oportunidades e desafios da profissão, passando por temas como: material de trabalho, cachês e testes.

Gabriel Taco e o Café Teatral 

Gabriel Taco é apresentador, narrador e ator formado pelo Teatro Escola Macunaíma. Já atuou em seis canais de televisão, entre eles: Globo, SBT e Record. Participou de mais de cinquenta campanhas publicitárias, tanto no Brasil como no exterior, para empresas como: Goodyear, Ambev, Nespresso, Renault e Microsoft.

Como narrador, tem dez audiolivros gravados, além de locuções comerciais, técnicas e artísticas. Em teatro, fez parte de dez montagens, entre elas: Escola de Maledicência, de Richard B Sheridan, O Evangelho Segundo Zebedeu, de César Vieira, e Arsênico e Alfazema, de Joseph Kesselring. 

A segunda edição do Café Teatral no Macu Campinas foi um sucesso! A audiência contou com um grupo bastante participativo, que incluiu alunos e alunas de diferentes estágios! É com imensa alegria que agradecemos a participação de Gabriel Taco e de cada um que esteve presente! Esperamos, em breve, poder proporcionar mais partilhas como essa, que fortalecem a formação e a atuação teatral no Brasil.

0 Comentários

Cancel