O Macu anuncia seu novo tema de investigação para o primeiro semestre de 2024: “Travessia: Outras Ideias de Humanidade”. Este projeto dá continuidade a um ciclo de pesquisa que busca abrir espaço para a pluralidade de vozes e caminhos. 

Nesse sentido, o tema questiona e mesmo se contrapõe desafiando a lógica normalizada de um único mundo possível, reconhecendo e valorizando diferentes modos de conceber a vida. Vamos explorar como essa travessia nos convida a repensar nossa compreensão da humanidade.

Travessia: A inspiração temática e a amplitude do ofício da atuação

A princípio, Travessia: Outras Ideias de Humanidade encontra inspiração pedagógica em Konstantin Stanislávski. Pois, para o mestre russo, o verdadeiro ofício da atuação requer “horizontes infinitamente vastos, uma vez que estamos representando peças do nosso próprio tempo, de países de todo o mundo, e somos chamados a transmitir ‘a vida do espírito humano’ de todos os povos do globo”.

Além disso, em O Trabalho do Ator – Diário de um Aluno, Stanislavski afirma que “o ator deve saber o que está acontecendo não somente nas grandes cidades, mas também nas províncias, no país, nas fábricas e usinas, nos centros culturais do mundo”. E, para isso, ele “deve observar e estudar a vida e a psicologia dos povos, tanto em casa como no estrangeiro”.

Travessia: Explorando caminhos de afeto e (des)aprendizagem

Agora, alinhando-nos ao pressuposto investigativo stanislavskiano, “Travessia: Outras Ideias de Humanidade” nos convida a exercitar o afeto e a cultivar lugares de encontro entre pessoas. 

Ainda mais, perguntas significativas surgem, como: Quais são as (des)aprendizagens necessárias? E isso porque, no momento atual da humanidade, muito mais indispensáveis parecem ser as “(des)aprendizagens” quando pensamos em um mundo que queremos diferente.

Des(Re)aprendizagens necessárias: Uma reflexão crítica

Nesse sentido, mesmo para uma instituição de ensino, a reflexão sobre as “des(Re)aprendizagens necessárias” pode parecer peculiar. No entanto, após séculos de afirmações que legitimaram ações violentas, é essencial abandonar concepções arraigadas da humanidade.

Assim, este questionamento visa projetar um olhar crítico sobre as certezas que nos foram transmitidas, estimulando uma visão de mundo que reconhece a nossa integração com a natureza e com os mais diferentes povos, enquanto coletivo humano que habita o planeta Terra. 

Redefinindo a Travessia Humana

Em “Travessia: Outras Ideias de Humanidade”, buscamos não apenas explorar, mas também redefinir a travessia humana. Ao desafiar normas, cultivar afeto e questionar certezas, aspiramos a contribuir para um mundo mais diverso, inclusivo e consciente. Junte-se a nós nessa jornada de descoberta, aprendizado e construção de novos rumos para a humanidade.

Confira também: Stanislávski: O visionário da atuação e reformador do teatro

0 Comentários

Cancel