Em primeiro lugar, o novo ano letivo teve início, e Bella Merlin abriu e iluminou o palco principal da Semana de Planejamento do Macu com sua sabedoria singular. Com uma longa trajetória de sucesso no campo do planejamento estratégico, Bella cativou a audiência, em participação online, diretamente dos Estados Unidos, Califórnia. 

Com sua abordagem inovadora e perspicácia afiada,  ela conduziu o primeiro dia dos encontros. Aliando teoria e prática, Bella Merlin compartilhou o seu olhar sobre o Sistema de Stanislávski. E enfocou em ferramentas para a relação de ensino e aprendizagem no universo virtual.

Neste artigo, mergulharemos nos momentos mais impactantes da apresentação de Bella e exploraremos como suas ideias podem moldar o futuro.

Quem é Bella Merlin? 

Sobretudo, com uma trajetória de mais de vinte e cinco anos nas áreas de teatro, cinema, televisão e rádio, Bella Merlin é reconhecida internacionalmente por seu trabalho sobre Konstantin Stanislávski, especialmente pela difusão do Método de Análise Ativa. 

Formadora de atores com workshops ministrados em diversos países, entre eles: Japão, Austrália, China, Alemanha, República Tcheca, Colômbia e Zimbábue. Bella é autora de várias obras sobre atuação, alguns deles são: The Complete Stanislavsky Toolkit” (NHB, 2014), “Acting: The Basics” (Routledge, 2023) e “Facing the Fear: An Actor’s Guide to Overcoming Stage Fright” (NHB, 2016). Consolidando sua expertise. 

Além disso, já ocupou cargos nas universidades britânicas de Birmingham, onde defendeu seu doutorado em 1997, e Exeter. Atualmente, é professora de atuação e direção no Departamento de Teatro, Cinema e Produção Digital da Universidade da Califórnia, em Riverside. 

Bella Merlin: “Como se preparar para um estado criativo interno?” 

A princípio, essa foi a pergunta disparadora dos primeiros exercícios e discussões propostos por Bella Merlin. Ela chamou essa etapa de coordenação psicofísica, que teve como objetivo ativar um estado interno de improvisação.

Então, a partir da atribuição de tarefas simples, ela explicou que a intenção da sequência sugerida era convidar o corpo para uma vontade de presença. E que ela aprendeu essa sequência com o professor russo Vladimir Ananyev, para ser realizada por pelo menos uma hora, diariamente.

Todas as dinâmicas atrelaram um estímulo à imaginação. E foram elucidadas por Bella Merlin por meio de analogias com outras linguagens artísticas. “Esticar a tela para a pintura”, “dar as primeiras pinceladas”, “desenhar curvas e formas” ou “afinar as cordas do violão”. E isso para esclarecer sua ideia de preparação do instrumento criativo do ator ou da atriz.

Princípios: Relaxamento, foco, observação e imaginação

Em seguida, dando continuidade ao desenvolvimento do estado criativo interno, Bella Merlin apresentou quatro princípios, para ela, essenciais a esse trabalho. Relaxamento, foco, observação e imaginação foram expostos como os quatro pilares que sustentam o Sistema de Stanislávski. E cada um foi praticado de forma diferente. 

Um dos exercícios, visando o relaxamento, se chama Técnica Quick Coherence e foi criado pelo HeartMath Institute, que investiga o estado fisiológico da nossa coerência emocional. Por meio da conexão com o coração, ele busca o equilíbrio do sistema parassimpático e simpático e, assim, dos pensamentos e emoções.

Em suma, muitos foram os aprendizados proporcionados por essa experiência! E um dos maiores foi comprovar que quando nos permitimos uma jornada pela imaginação, criamos o que Stanislávski chama de comunhão! E que, quando as pessoas se colocam “vulneráveis por escolha”, como citado por Bella Merlin, elas acabam conectadas como se estivessem em uma mesma sala.

Reflexões Inspiradoras da Semana de Planejamento do Macu com Bella Merlin

Por fim, a Semana de Planejamento do Macu, inaugurada por Bella Merlin, transcendeu as fronteiras geográficas, conectando mentes e corações em busca de um estado criativo interno. Contudo, as valiosas lições compartilhadas por Bella destacam o potencial transformador do teatro no contexto educacional. 

Dessa forma, ao mergulhar nas ideias apresentadas, vislumbramos um futuro educacional moldado pela inovação e pela paixão pela arte dramática. Confira também nosso artigo sobre o Método de Análise Ativa, segundo Bella Merlin, para aprofundar sua compreensão desses conceitos revolucionários.

Confira também: O Método de Análise Ativa, segundo Bella Merlin

0 Comentários

Cancel