DE SEUS PROFESSORES

As publicações do Macunaíma são importantes materiais de estudo para o processo de formação continuada de seus professores. Não apenas os artigos do Caderno de Registro Macu tanto quanto os livros lançados em parceria com a Editora Perspectiva.

Em suma, é claro que esse esforço também tem como objeto difundir as mais recentes pesquisas sobre Stanislávski e seu sistema. Afinal, tais publicações viabilizam que esses trabalhos alcancem o conhecimento de um maior número de pessoas.

Mas, além disso, visar a ampliação do conhecimento do público externo, o empenho de editoração do Macu busca fomentar as ações dentro mesmo da escola. Pois, em outras palavras, esse é um meio de oportunizar a seus professores e professoras o contato com as novas traduções e interpretações das práticas stanislavskianas.

A formação continuada

Por isso ainda, as publicações do Macu são discutidas nas reuniões semanais da escola. Dessa forma são realizadas sempre às sextas-feiras e dedicadas a diferentes segmentos da formação dos alunos e alunas. Há horários específicos para os encontros do Curso Infantil, Iniciantes, bem como para as disciplinas de Atuação do PA1 e de Montagem do profissionalizante.

As reuniões de Montagem se voltam ao tema de investigação do semestre, que orienta as criações artístico-pedagógicas do Macu, e que igualmente procura evidenciar um elemento do Sistema a ser aprofundado. Nesse sentido, elas são focadas na pesquisa coletiva do Sistema Stanislávski e, portanto, na formação continuada de professores e professoras.

Isso acontece de muitas formas, ou seja, como por meio de sugestões de leitura, indicadas pela Coordenadora Metodológica Simone Shuba. Em outras palavras, já as dinâmicas de discussão dos textos e registro dos debates são conduzidas pela Coordenadora Pedagógica Debora Hummel.

Leituras e debates

Neste semestre, as leituras e debates têm se concentrado em O Último Stanislávski em Ação – Ensaios Para um Novo Método de Trabalho, de Diego Moschkovich.  O livro, lançado ano passo pelo Macu e Perspectiva, analisa a atuação de Stanislávski no Estúdio de Ópera e Arte Dramática em 1935. E contém os estenogramas – espécie de transcrição – de algumas aulas do próprio mesmo russo.

            Os trechos selecionados para a leitura foram “A preparação do corpo pedagógico” e “Alguns Elementos da Prática Pedagógica de Stanislávski no estúdio”. Nessas partes, Moschkovich destaca a ação como elemento central da técnica de preparação do ator, a fim de se refutar uma atuação puramente representativa.

Da teoria à prática

Mas como aprender / ensinar a agir? Tendo isso em vista, as discussões do corpo docente do Macu abrangem desde a necessidade de ativação do corpo, por meio do Relaxamento Muscular, até o despertar da Concentração e da Imaginação do ator ou da atriz em formação.

Por meio dessas leituras e debates, busca-se impulsionar o desejo de criação, a potência da relação entre arte e vida, como desenvolvimento criativo e humano. Esses, que são os “pontos de chegada” do semestre, motivam tanto os professores e professoras quanto alunos e alunas.

Desse modo, o processo de formação continuada dos professores da escola acontece de forma a manter todos e todas em uma situação de aprendizagem. Para tanto, as publicações do Macu permitem que se instaure um ambiente mais dinâmico e interessante para a concretização desse processo.

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