Em primeiro lugar, o enunciado que orienta os processos artístico-pedagógicos do semestre tem suas referências, sendo uma delas a pesquisa de doutorado do professor Paco Abreu: “Ser pedagogo”. Realizada junto ao PPGAC da Universidade de São Paulo, ela teve orientação da professora doutora Maria Thais e foi defendida em 2020.

Seu subtítulo, “Reflexões Provocadas em Diálogo com a Escola Russa de Pedagogia Teatral”, já expõe do que a tese trata. Ou seja, nela, o autor examina a tarefa do Pedagogo teatral, a partir da investigação de elementos presentes na Escola Russa de Pedagogia.

No entanto, o critério para a eleição desses elementos se faz enquanto traços de hereditariedade. O que significa sua permanência, ainda que em tensão, no trabalho de diferentes pedagogos formados por essa Escola.

Pedagogo: A herança teatral e as suas particularidades

Sobretudo, dentro da Escola Russa de pedagogia teatral, interessou a Paco Abreu pesquisar os herdeiros de um de seus mais notáveis representantes: Konstantin Stanislávski. Bem como, ele dedicou cada um dos cinco capítulos de sua tese aos continuadores dessa tradição na atualidade.

Todavia, o primeiro capítulo é voltado às origens: Stanislávski e seu sistema para a formação de atores e atrizes. Contudo, nos demais, o autor se debruça sobre o pensamento e a prática de Serguey Zemtsov, Jurij Alshitz, Alejandro Puche e Nair D’Agostine.

Ainda mais , analisando aspectos específicos da condução de cada processo criativo com vista ao desenvolvimento autoral, Paco Abreu destaca os que se mantiveram, ainda que reconfigurados. Assim, cada diretor-pedagogo é examinado não só por seu caráter de herdeiro da cultura teatral stanislavskiana, mas ainda por suas particularidades.

Pedagogo é ser uma fonte de referência

Desse modo, “Ser Pedagogo” é uma fonte essencial de estudo para tema de investigação deste semestre no Macu: O sistema de Stanislávski – Raízes e Descendências. Em outras palavras, irá fomentar as reflexões e os debates realizados nas reuniões pedagógicas da escola, bem como estimular o trabalho em sala de aula.

Nesse sentido, a tese de doutorado do professor Paco Abreu contribuirá com a abordagem das principais questões que o tema levanta, apresentadas nos seguintes tópicos: 

1. A origem e evolução do sistema de Stanislávski;

2. O impacto do sistema de Stanislávski nas Artes Cênicas;

 3. As principais características e influências do sistema de Stanislávski;  

4. Os processos de ensino e aprendizado em Stanislávski;

5. As contribuições do sistema de Stanislávski para a educação e formação artísticas.

Ao longo do semestre, os alunos e alunas do Macu serão convidados a embarcar em uma jornada de descobertas. Além disso, terão a oportunidade de aprofundar cada um desses tópicos por meio de estudos e práticas.

Desse modo, caso você também tenha se interessado em saber mais sobre a pesquisa do professor Paco Abreu, “Ser Pedagogo” está disponível na Biblioteca Digital da USP.

Para isso, basta acessar o link que deixaremos aqui. Lá você encontrará conteúdos incríveis, não perca a oportunidade de expandir o seu conhecimento e de descobrir novas informações. 

Acesse agora mesmo o nosso link e comece a explorar o mundo do conhecimento, que vão desde curiosidades sobre o mundo até dicas para o seu desenvolvimento: Ser Pedagogo – Reflexões provocadas em diálogo com a Escola Russa de pedagogia teatral.

Boa leitura! 

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