Queremos agradecer a todos que contribuíram para a realização e para o sucesso do I Seminário Stanislávski: Um Olhar Investigativo Sobre o Sistema. Gestado com imenso cuidado e carinho pela equipe do Macu, muitos foram os envolvidos na produção desse evento: direção, coordenação, professores, alunos, técnicos e demais funcionários da escola. Outros tantos foram os seus participantes, que compareceram para prestigiar as atividades especialmente elaboradas: instalações, palestras, workshops, mesas reflexivas e de relatos de experiência, apresentações de peças e de seus respectivos processos criativos.

Foram quatro dias intensos, com ações voltadas à apresentação e ao debate da proposta pedagógica do Macu. E, neste sentido, as reflexões geradas e os aprendizados partilhados se propuseram a (re)viver os ensinamentos de Stanislávski. Mas esse (re)viver, para nós, não significa a simples repetição de um dado fato e se aproxima do exposto na palestra de abertura do evento, “Stanislávski e a arte do vivo”, proferida pela professora Simone Shuba.

De acordo com a teoria a e prática stanislavskianas, esse (re)viver pressupõe antes a configuração de uma nova experiência, definida pelo movimento constante e pela ativa relação com o momento presente. E é desse modo que procuramos encaminhar nossos estudos sobre o Sistema Stanislávski, de forma sempre nova, sempre viva, sempre atual. É precisamente a “arte da experiência do vivo” que o Macunaíma vem investigando ao longo dos anos, em um processo de constante renovação.

Nesse processo, que muitos aprendizados tem gerado, o I Seminário Stanislávski: Um Olhar Investigativo Sobre o Sistema marca um momento importante: o início das comemorações dos 45 anos do Macu! Por isso ainda, a realização desse evento se mostra tão significativa para nós e para todos aqueles que estiveram e estão ao nosso lado, nos ajudando a construir os caminhos da pesquisa do Sistema Stanislávski e da nossa forma de encará-lo. E esse é só o começo de muitas outras realizações! Mais uma vez, queremos expressar a todos o nosso muito obrigado!

0 Comentários

Cancel