Em primeiro lugar,o Teatro como Profissão é um tema de grande relevância e interesse para aqueles que buscam compreender o universo das artes cênicas e sua importância cultural.

Nesse sentido, o Café Teatral do Macu recebeu Eduardo Tolentino em abril, para falar sobre o Teatro como Profissão, conectada ao tema de investigação deste semestre no Macu – O sistema de Stanislávski – Raízes e Descendências, no qual trouxe toda a sua experiência e conhecimento, em um encontro que proporcionou reflexões sobre ancestralidade, cultura e tradição.

Além disso, Eduardo Tolentino, renomado diretor teatral  e fundador de uma das mais importantes companhias de teatro do país: o Grupo TAPA. Assim, com mais de quarenta anos ininterruptos de atividade, o TAPA não só faz parte da nossa história teatral, como é uma referência cultural incontornável para os jovens atores e atrizes. 

Sobretudo, ao longo de sua carreira, Tolentino dirigiu mais de sessenta peças entre autores nacionais e internacionais e foi considerado, pelo jornalista e crítico teatral Dirceu Alves Jr., o criador de “um padrão de rigor e refinamento nos palcos paulistanos”, tamanha é a sua importância para as Artes Cênicas. 

O Grupo TAPA: Uma referência cultural incontornável 

A princípio, criado em 1974, o Grupo TAPA nasceu dentro da PUC-Rio, formado por alunos de diferentes áreas. Na condição de amadores, esses estudantes decidiram batizar o grupo de Teatro Amador Produções Artísticas (T.A.P.A.). Quando o grupo se profissionalizou, em 1979, o nome deixou de ser uma sigla para se tornar somente TAPA.

Sobretudo, em 1986, o grupo se fixou em São Paulo e, passando a ocupar o Teatro da Aliança Francesa, fez deste espaço sua sede até 2001. Já a sede atual do TAPA fica em um galpão na Barra Funda, onde acontecem os encontros de grupos de estudos voltados à pesquisa em Artes Cênicas.

Ao longo de quase meia década de existência, o grupo se notabilizou pelo teatro de repertório e a montagem de clássicos internacionais e grandes autores brasileiros. O TAPA também acumula mais de oitenta prêmios, entre Shell, Mambembe, Molière, APCA, Qualidade Brasil e Governador do Estado.

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Teatro como Profissão: Aspectos do trabalho do grupo

Além de apresentar a trajetória do TAPA para os estudantes presentes no encontro do Café Teatral, Tolentino destacou alguns aspectos do trabalho do grupo. Entre esses, o papel do texto teatral nas encenações dirigidas por ele. Enquanto organizadora da concepção da montagem, Tolentino falou sobre a importância da dramaturgia e da necessidade de compreensão da proposta do autor.

Ao apontar a diversidade dos integrantes do TAPA, Tolentino falou do quanto ele aprende com os jovens atores e atrizes e, ao mesmo tempo, com os artistas mais experientes. E, assim, evidenciou sua disposição para a aprendizagem e para o intercâmbio de experiências.

E foi desta mesma forma que Tolentino conduziu o bate-papo no Macu, mediado pela professora mestra Mônica Granndo. Com muita generosidade, ele partilhou até as angústias de se fazer teatro no Brasil e viver na dependência de editais públicos. Mas, a despeito dessa dura realidade, Tolentino deu uma aula sobre o amor pelo teatro como profissão. 

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