O espetáculo Trágico Bicho Homem foi um dos seis selecionados para participar da Mostra Cênica São Paulo 2018, realizada pela Casa Aguinaldo Silva no mês de outubro. Esse evento tem por objetivo difundir o trabalho de grupos ou atores individuais que estão cursando regularmente cursos de teatro ou são recém formados. A curadoria da Mostra Cênica contou com Edgar Olimpio, Júlio Luz, Marcelo Braga e Victor de Oliveira. Trágico Bicho Homem teve destaque entre os participantes, ganhando o prêmio de Melhor Espetáculo pela votação do júri popular, bem como de Melhor Atriz pela atuação de Thayna Muniz, selecionada pelo júri técnico.

Trágico Bicho Homem

A tragédia grega foi a inspiração do grupo em formação, composto por jovens entre 15 e 21 anos, alunos do penúltimo e do último módulos do curso profissionalizante de atuação do Macu. Esse projeto foi coordenado pelo diretor-pedagogo André Haidamus e desenvolvido na disciplina Interpretação Dramática no primeiro semestre de 2018. E segundo Haidamus: “A escolha de Édipo Rei, de Sófocles, veio também da necessidade de pesquisar a tragédia grega durante a formação e da possibilidade de entender as questões do tempo de lá, que nos movem hoje, aqui e agora.”

 

De acordo com o projeto pedagógico das tutorias estabelecido pela escola nesse momento, o qual previa a troca de conhecimento entre seu corpo docente, André Haidamus escolheu construir a pesquisa com seus alunos a partir da pergunta investigativa trabalhada pela professora Lúcia de Lellis no semestre anterior: “Como tornar visível o invisível?” Como material de apoio, ainda foram estudadas as obras: As Máscaras Mutáveis do Buda Dourado, de Mark Olsen, Análise-Ação, de Maria Knebel, Stanislávski – Vida Obra e Sistema, de Elena Vássina e Aimar Labaki. Para se pensar a tragédia grega, uma citação de Jean-Pierre Vernant se mostrou muito significativa para a o coletivo: “[…] a tragédia nasce quando se começa a olhar o mito com os olhos de cidadão.”

 

Enquanto treinamento psicofísico, o grupo partiu do que chamou de “eixos”, estabelecidos de acordo com as conexões entre a obra Édipo Rei e o Sistema Stanislávski: 1.Os pés. 2.Os olhos. 3.O coração. Antes de sua estreia na 87ª Mostra de Teatro Macu, o grupo realizou também uma abertura de processo, que contou com a presença das pesquisadoras Nicole Oliveira e Paola Lopes Zamariola. De autoria de André Haidamus, um relato completo dessa experiência, que conta também com depoimentos dos alunos, pode ser encontrado na décima terceira edição do Caderno de Registro Macu.

0 Comentários

Cancel