A Mostra Macunaíma de Teatro desse ano chegou cheia de novidades, como o Cine Arte Macu. Em sua 96º edição, a Mostra Macunaíma de Teatro apresentou as pesquisas cênicas orientadas pelo tema: Arte & Vida – O Sistema de Stanislávski Como Meio Para Manter as Relações Vivas.

Do dia 17 de junho a 10 de julho de 2022, foram apresentados cinquenta experimentos cênicos, totalizando mais de duzentas sessões. Dividias entre o formato presencial e online, as peças mobilizaram os seis teatros do Macu, além das salas virtuais.

O Cine Arte Macu

O Cine Arte Macuse configurou como uma videoinstalação. Ocupando o Teatro 1 nos dias 18 e 19 de junho, foi exibido o experimento Delírios Videográficos, criado a partir da investigação da obra Mantenha Fora do Alcance do Bebê, da mineira Silvia Gomez.

Na peça, que faz parte da recente safra de novas dramaturgias, uma mulher enfrenta uma entrevista para a adoção de um bebê. Porém, durante a entrevista, as coisas fogem de controle, o que exige que o marido da mulher se ponha a seu encontro. Enquanto isso, um lobo selvagem acompanha, em silêncio, o desenrolar da situação.

Delírios Videográficos foi inspirado na obra de Silvia Gomez e buscou “delirar possibilidades de preencher nossos vazios e inspirações”. Nessa interpretação, a mulher quer comprar um bebê, e isso não é o mais absurdo se comparado ao que vivemos.

Esse experimento foi concebido de modo coletivo pelas turmas dos módulos PA4 e PA5 do formato online. Orientada pelo professor André Haidamus com assistência de Adriana Ximenez e Marcelo Moreira, a pesquisa do grupo mesclou aspectos cênicos e fílmicos, dando origem a uma videoinstalação.

Videoinstalação

Videoinstalação é uma forma de arte contemporânea que combina vídeo com tecnologia, explorando o espaço escolhido para a sua realização. Dessa forma, a narrativa videográfica procura estabelecer uma nova relação com lugar, a partir dos objetos e elementos dispostos no ambiente.

Originária da videoarte da década de 1970, os avanços tecnológicos só fizeram aumentar a popularidade da videoinstalação. Hoje, ela faz parte das artes definidas como de campo expandido, que não se restringem a uma única linguagem, mas se caracterizam pelas associações entre diferentes expressões artísticas.

Tradicionalmente integrada a galerias e museus, a videoinstalação atualmente tem-se feito presente em uma variedade outros de espaços. Sendo que os únicos requisitos para a sua realização são a eletricidade e a escuridão.  E, claro, uma proposta de interação com o público, que tem papel ativo na videoinstalação, na medida em que sua participação é convocada de modo interativo.

Pesquisas artístico-pedagógicas

A ideia de integrar o Cine Arte Macu, na forma de videoinstalação, à 96º Mostra Macunaíma de Teatro está intimamente ligada às pesquisas artístico-pedagógicas da escola. Com o advento da pandemia causada pela COVID-19 e a passagem das aulas para o online, adaptações foram necessárias, mas o caráter investigativo se manteve.

Atualmente, algumas turmas já voltaram para o presencial, e outras, continuam no ambiente virtual. Essas têm explorado muitas possibilidades de atuação dentro dos princípios do Sistema Stanislávski. O que resulta em uma variedade de formas de apresentação, que puderem ser conferidas na 96º Mostra Macunaíma de Teatro.

Entre essas formas, há apresentações ao vivo, gravadas e híbridas, que misturam essas duas propostas. Nesse sentido, o Cine Arte Macu se configurou como mais uma perspectiva, que uniu cena e audiovisual, palco e tela. Delírios Videográficos propôs essas interações, estabelecendo relações entre os objetos, o espaço e o público.             Acompanhe nossas atividades e não deixe de conferir as novidades reveladas na Mostra Macunaíma de Teatro!

0 Comentários

Cancel